Sobre

As Enxadristas é um espaço que reúne informações e opiniões sobre o xadrez feminino no Brasil. Sugestões de postagens podem ser enviadas para asenxadristas@gmail.com.

ellen 2“Um dia, na casa da minha avó paterna, encontrei uma caixa com várias pecinhas. Num instante, o Rei e a Rainha dançavam no salão xadrez com um monte de filhinhos-peões. Eles tinham cachorrinhos de estimação, sim, porque as peças eram tão bem desenhadas que uma criança com um pouco de imaginação não diria que se tratavam de cavalos. Meu pai me ensinou a posicionar e a mover as peças, minha tia jogou algumas partidas comigo também, e quando o movimento de xadrez escolar do Paraná chegou ao meu colégio, comecei a ter aulas extra-classes de xadrez. Com doze anos de idade comecei a participar de torneios municipais e estaduais (JEP’s e JOJUP’s), logo mais vieram os jogos abertos do PR e SP e alguns torneios de categoria. Durante a vida acadêmica vieram os brasileiros femininos, estaduais absolutos, IRTs; e em pouco tempo já tinha uma grande família enxadrística que só aumenta a cada dia. Durante alguns anos, compartilhei as minhas participações em torneios assim como as de dezenas de enxadristas brasileiras no endereço http://www.xadrezfemininobrasil.blogspot.com, e hoje, com a vida um pouco mais calma e de volta aos tabuleiros agora no RJ, acredito que seja a hora de retomar esta iniciativa de divulgar a participação das mulheres no xadrez em nosso país.” Ellen Giese

7 pensamentos sobre “Sobre

  1. Sensacional!!! Quando comecei a jogar xadrez, nos primórdios da ninha saudosa adolescência, eram poucas as mulheres que participavam de competiçôes enxadrísticas. Hoje fico contente de presenciar a expressiva presença feminina em todos os torneios que participo, e cabe destacar, não só a quantidade, mas também a qualidade das partidas dessas meninas, moças e senhoras.
    Parabéns pelo blog!!!
    Marcos.

  2. Quero parabenizá-la pela vitória no I Torneio Feminino “La Belle Dame” de Xadrez e, também, pela excelência do seu texto aqui no blog: impecável !
    Nestes tempos em que nosso belo idioma vive sendo tão maltratado por todos os lados, é muito gratificante constatar que ainda há pessoas como você, que escrevem bem e com elegância.
    Vida longa ao “xadrezfeminino.wordpress.com // As Enxadristas” !
    Abraços

    Ricardo Mercadante

  3. Pingback: Melhores do Ano 2013 – Revista Meio Jogo | As Enxadristas

Obrigada por comentar ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s