Post Mortem Junho

18.11.2011 - Jasc - Xadrez - Vanessa

BRASILEIRO FEMININO 2014

O mês de junho começou com o campeonato feminino de xadrez mais importante do calendário nacional. O Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez 2014 foi realizado em Blumenau-SC e contou com a participação de 39 atletas. WIM Vanessa Feliciano, campeã em 2013, levou o caneco pela quarta vez igualando-se com Dora Rúbio, Lígia Carvalho e Joara Chaves. Destaque para Sara Martins que chegou ao final na 3ª colocação. Confira classificação final aqui.

Mais sobre a história do campeonato brasileiro feminino aqui. Entrevista exclusiva com nossa tetra-campeã aqui.

CIRCUITO PRÉ-OLÍMPICO 2013-2014

Anunciado em abril de 2013, teve seu início somente em outubro. O Circuito Pré-Olímpico Feminino da CBX 2013-2014 teve o brasileiro como sua última etapa. Esta última etapa não influiu no resultado final do circuito, uma vez que a equipe olímpica já estava praticamente definida com base nos resultados anteriores. WIM Vanessa Feliciano, WIM Juliana Terao, WFM Suzana Chang, WIM Joara Chaves e WIM Regina Ribeiro foram as primeiras colocadas e garantiram suas vagas na Noruega. Com 6 etapas classificatórias, o circuito foi alvo de muitas críticas durante sua realização. A 4ª etapa, realizada em Curitiba-PR, por exemplo, contou com a participação de apenas 7 jogadoras: nenhuma federada pelo estado sede. O presidente da CBX, GM Darcy Lima, esteve na premiação do campeonato brasileiro e anunciou, genericamente, futuras mudanças para a melhoria das competições nacionais femininas.

Publicamos sobre a 1ª etapa, 2ª etapa e 3ª etapa.

RUMO À GRANDE MAESTRIA

Larissa Ichimura Barbosa é a nova brasileira do Projeto da FIDE Comissão para Mulheres “Rumo à grande maestria”. Larissa nos concedeu entrevista recentemente (AQUI) e no momento está participando do XXII Montcada International Chess Tournament na Espanha.

MULHERES NOS BASTIDORES

À cada dia cresce o número de mulheres à frente dos tabuleiros e também nos bastidores. AN Adriana Lot, é a chefe da delegação brasileira do Festival Pan-Americano de 2014 (ler aqui). Adriana nos concedeu entrevista em maio passado, leia mais.

Aqui no Rio de Janeiro, dois torneios organizados e arbitrados por mulheres (aqui), em plena copa do mundo, foram sucesso, pelo menos, em variação de rating (de +85 para -120!!). Não os pudemos acompanhar. Pena que nenhuma menina se animou a jogar, quem sabe não rolava o tão almejado título de WFM! É sempre carnaval por estas bandas de cá. Para quem não gosta de futebol e não trabalha na segunda-feira após o final da copa do mundo, o próximo torneio já está marcado.

MULHERES NO MUNDO

A chinesa GM Yifan Hou lidera o GRAND PRIX LOPOTA 2014 em andamento até o próximo dia 2/07. Confira aqui.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Post Mortem Junho

Obrigada por comentar ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s