WIM Vanessa Feliciano vence a 3ª etapa do Circuito Pré-Olímpico Feminino 2013/2014

Apesar de pouco divulgado em seu início e com os folders das duas primeiras etapas lançados com apenas um mês de antecedência, o Circuito Pré-Olímpico Feminino chegou ao final de sua 3ª etapa, realizada no Clube de Xadrez de Sao Paulo. O torneio contou com a participaçao de 23 jogadoras: sendo 17 jogadoras de SP, 3 jogadoras de SC, 1 jogadora do PR e 2 jogadoras de MG.

A atual campea brasileira WIM Vanessa Feliciano foi a campea desta etapa, seguida pela WIM Juliana Terao, WIM Regina Ribeiro, Thauane de Medeiros e WIM Joara Chaves. Confira mais informaçoes e a classificaçao final em Xadrez Total.

ImagemThauane, Juliana, Vanessa, Regina e Joara (foto: Xadrez Total)

Informaçoes da 1ª etapa AQUI e da 2ª etapa AQUI

A incerteza das datas (uma vez que o anúncio do circuito se deu em março de 2013 e a primeira etapa foi realizada somente em outubroe atraso na divulgaçao dos folders  das primeiras etapas (para quem compra passagens aéreas um mês nao é suficiente, além de que as jogadoras precisam de tempo para se prepararem para uma seleçao tao importante como esta) acaba por prejudicar as jogadoras e o movimento maior de atletas nas etapas pré-seletivas acaba sendo somente das enxadristas que tem alguma chance de finalizar o circuito com as melhores pontuaçoes.

A ideia inicial, que era de promover o xadrez feminino no Brasil com o aumento de torneios FIDE e possibilitar à todas as jogadoras a oportunidade de disputar um lugar junto à equipe olìmpica brasileira, acaba sendo prejudicada pois as jogadoras nao tem tempo hábil de conseguir patrocínio e de se organizarem para a compra de passagens e hospedagem nas cidades onde sao realizadas as competiçoes. E muito menos de se prepararem adequadamente (seja o calendário e a vida pessoal, como também os treinamentos).

Aguardamos as próximas três etapas deste biênio e esperamos que o circuito para as próximas olimpíadas (o evento mais importante para as jogadoras de xadrez do país) tenha um calendário fixo e distribuído pelo país afim de facilitar a participaçao de um maior número de atletas.

(editado)

Anúncios

8 pensamentos sobre “WIM Vanessa Feliciano vence a 3ª etapa do Circuito Pré-Olímpico Feminino 2013/2014

  1. PRIMEIRAMENTE PARABÉNS AS MENINAS PELA PARTICIPAÇÃO E AOS ORGANIZADORES PELA REALIZAÇÃO DESTE CIRCUITO!

    De fato, concordo com a matéria sobre termos o próximo circuito com calendário fixo e mais “espalhado” pelo Brasil. Se possível até 1 etapa em cada uma das 5 regiões do País. Assim, realmente, se promoveria uma maior integração entre o xadrez feminino no Brasil.

  2. Eu não sei exatamente o que você ouviu, mas o que foi divulgado é que a V Etapa será no CXSP, e a data está sendo divulgada com quase dois meses de antecedência. A etapa será de 9 a 11 de maio de 2014.

    A IV Etapa continuará sendo em Curitiba.

    • Oi Vivian, no portal consta “Próxima etapa do CPOF está marcada para 9 a 11 de maio no CXSP”. Por isso a confusao. Esta etapa sim está sendo divulgada com antecedência, assim como o próximo brasileiro. Porém divulgaçao da data é uma coisa a se considerar, e outra, a divulgaçao do folder com horário e local para compra adequada de passagens e reserva de hotel. O folder da 3ª etapa foi divulgado no início sem local certo para a realizaçao do torneio, por exemplo.

  3. Não sei o que mais desmotiva… Infelizmente lembro que ano passado a Ellen abriu um espaço no blog para todas poderem opinar, comentar e até criticar sobre como foi elaborado o Circuito Pré Olímpico no primeiro ano, mas infelizmente apenas 4 pessoas comentaram. Como poderá haver integração e melhoria se as que deviam ser as principais interessadas se abstêm desse processo para desenvolvimento? Sabemos que o começo não é perfeito, mas acabou por aceitar o mesmo molde do ano em que sabemos que minimamente poderia ter melhorado (mas que nada se fez)! Enfim, já disse a minha opinião há um ano aqui e ainda a mantenho.

  4. – Primeiro, o folder da III Etapa foi publicado dia 24 de janeiro, e se minha conta não estiver errada, são 48 dias. Assim creio que a afirmação “folders lançados com menos de um mês de antecedência” está um pouco equivocada.

    – Segundo, como só cheguei do trabalho agora, só consegui publicar o folder da V Etapa agora, eu estava fechando os últimos detalhes, pois quero que o torneio seja fantástico. Creio que 54 dias é tempo suficiente para se programar.

    Segue o folder: http://www.xadreztotal.com.br/v-etapa-do-circuito-pre-olimpico-feminino-cbx/

    O Brasil ainda tem carência de torneios femininos, e por isto eu pessoalmente fico muito feliz quando podemos organizar algum torneio para que possamos jogar xadrez. Por isto, eu faço tudo que é do meu alcance para tentar divulgar o quanto é possível este maravilhoso esporte.

    • Oi Vivian, o que eu critiquei é o fato do Circuito nao ter sido organizado com antecedência desde a sua primeira etapa, a qual foi anunciada em março e só começou em outubro, com folder lançado no dia 16/09 e torneio para dia 04/10. Sim, também acredito que 50 dias seja tempo suficiente, mas isso deveria ocorrer em todas as etapas, certo?
      A crítica é para o delinemaneto do circuito em geral, nao para a organizaçao de uma etapa pontual. Se todas as etapas forem divulgadas com antecedência no próximo circuito, será o ideal para atrairmos mais jogadoras.

  5. Pingback: Tabela de pontos do circuito do Pré-Olímpico Feminino 2013/14 | As Enxadristas

  6. Pingback: Post Mortem Junho | As Enxadristas

Obrigada por comentar ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s