Anna Ushenina em xeque!

Imagem

Anna Ushenina, nascida em 30 de agosto de 1985 em Kharkiv (Ucrânia), 28 anos, foi apresentada ao xadrez, assim como à música e pintura, por sua mãe com a idade de sete anos.

Sucesso nos torneios em Kiev (2001) e Odessa (2003) lhe renderam o título de WGM, concedido em 2003. Seu desempenho nas Olimpíadas e os resultados subseqüentes em Pardubice e Abu Dhabi (ambos em 2006), a qualificou para o título do MI, concedido em janeiro de 2007. Anna recebeu o título de GM como Campeã do Mundo Feminina em 2012.

No Campeonato Nacional das Mulheres da Ucrânia, o seu progresso e conquistas têm sido notáveis. Ela tornou-se campeã da Ucrânia em Alushta (2005), e quase repetiu o sucesso em Odessa em 2006 , terminando em segundo lugar.

Na seção ” A2 ” do prestigiado Aeroflot Open in Moscow 2007, Anna fez cinco pontos nas sete primeiras rodadas, derrotando três grandes mestres e com uma performance de 2672. No Campeonato de Xadrez Individual Europeu Feminino em 2008, conquistou a medalha de bronze.

Competições de equipe: seu primeiro grande desempenho ocorreu em Balatonlelle, no Campeonato Europeu por Equipes sub-18 em 2002 , onde ficou com o ouro em equipe e prata no individual. Em outra ocasião, no World Team Championship Chess (2007), ela ajudou a Ucrânia a obter uma medalha de bronze e acrescentou um bronze individual em seu registro. Anna levou o ouro individual no Campeonato Europeu de Xadrez por Equipes em 2007 e 2011.

Na Olimpíada de Turim (2006) fez parte da equipe vitoriosa da Ucrânia, e em 2008, na Olimpíada de Dresden, a Ucrânia levou para casa a medalha de prata. Em Istambul (2012) a equipe ucraniana levou medalhas de bronze e em 2013,  sua equipe ganhou medalha de ouro no Campeonato Mundial Feminino por equipes.

Na final do mundial feminino de 2012, em Khanty -Mansiysk, Ushenina alcançou vitória no  tiebreak contra Antoaneta Stefanova. Ela é a primeira campeã mundial da Ucrânia. Anna foi uma dos quatro participantes do sexo feminino na Copa do Mundo FIDE em Tromso (agosto de 2013).  Ela empatou as partidas de xadrez clássico contra Svidler (perdeu o primeiro jogo e venceu o segundo), mas perdeu nas rápidas.

Anúncios

Obrigada por comentar ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s