Hou Yifan em xeque!

ImagemHou Yifan, nascida em 27 de fevereiro de 1994, em Xinghua (China), é ex- campeã do mundo com apenas 19 anos. Com ELO 2609, é considerada a 2ª maior jogadora do mundo.

Yifan começou a jogar xadrez com 6 anos, mas já era fascinada com o jogo desde os 3. Seu pai, um magistrado, muitas vezes a levava em uma biblioteca após o jantar e notou que a menina gostava de olhar para as peças de xadrez atrás da janela de vidro.

Mais tarde, ele comprou para sua filha o seu primeiro jogo de xadrez . Com 3 anos de idade, foi capaz de vencer o seu pai e sua avó em apenas algumas semanas.

Em 1999, seu pai contratou um mestre de xadrez , IM Tong Yuanming. Tong disse mais tarde que ela tinha um talento incomum, mostrando “uma forte confiança, memória, capacidade de cálculo e de reação rápida”. Talentos da jovem que impressionou muitas pessoas.

Ela foi internada no Centro de Xadrez Nacional, uma academia para jovens jogadores talentosos de todo o país e que fica em Pequim, quando tinha 10 anos. Foi treinada pelos principais mestres chineses Ye Jiangchuan e Yu Shaoteng. A fim de melhor apoiar a sua carreira de xadrez, sua família mudou-se para Pequim em 2003.

Na idade de 12 anos, Yifan se tornou a jogadora mais jovem a participar do mundial feminino (Yekaterinburg, 2006) e nas Olimpíadas de Xadrez (Torino, 2006). Em junho de 2007, se tornou a mais jovem campeã feminina chinesa.

Hou Yifan alcançou os títulos de WFM em 2004, WGM em 2007 e MI em 2008. Em agosto de 2008 conseguiu sua terceira norma de GM, e se tornou a mais jovem jogadora GM do sexo feminino. Em 2010, Yifan tornou-se a mais jovem campeã mundial de xadrez da história (entre homens e mulheres!) com 16 anos.

Hou Yifan foi campeã do Grand Prix Feminino 2010-2011 e defendeu seu título de campeã mundial contra Koneru Humpy em Tirana (Albânia) em 2011. Em novembro de 2012, foi surpreendentemente eliminada na segunda rodada do mundial feminino. Como vencedora do Grand Prix Feminino 2011-2012, ganhou o direito de desafiar a nova campeã no Campeonato Mundial de Xadrez Feminino 2013.

Em agosto, ela participou da Copa do Mundo de Xadrez 2013 em Tromsø, Noruega, sendo uma das quatro participantes do sexo feminino de 128 jogadores. Seu adversário na 1ª rodada foi Alexei Shirov. Depois de dois empates nas partidas clássicas, venceu a primeira de rápidas e perdeu a segunda. No set desempate posterior, perdeu os dois jogos, resultando em sua eliminação.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Hou Yifan em xeque!

  1. Pingback: Hou Yifan é a nova campeã mundial de xadrez! | As Enxadristas

Obrigada por comentar ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s