Quando as cariocas enfrentaram Mequinho

ImagemPublicação do Correio da Manhã, Rio de Janeiro, em 4 de setembro de 1972

Na década de 70 haviam 3 esportistas famosos no Brasil, Pelé, Emmerson Fittipaldi e Mequinho, como citou uma vez Luis Nassif em sua coluna na Folha de São Paulo. E em 1972, o GM Henrique Mecking estava em sua plena forma: foi campeão sulamericano e recebeu seu título de Grande Mestre, sendo o primeiro GM do Brasil. E enfrentou 20 mulheres numa simultânea realizada no Clube do Flamengo na cidade do Rio de Janeiro.

Helenita Hoffmann, na época representante da CBX na Guanabara, enxadrista carioca, foi quem organizou o evento há 40 anos atrás. Participaram ainda Sônia Paredes (3º lugar no brasileiro de 1963), Norma Snitkowsky (que participou de 15 campeonatos brasileiros femininos tendo side vice-campeã em quatro edições: 1969, 1973, 1975 e 1979), Eunice de Aquino (3º lugar no brasileiro de 1959, participou de 18 edições) e Noemi de Oliveira, que foi a vice-campeã do primeiro Campeonato Brasileiro Feminino de 1957, tendo sido 2º lugar nos campeonatos de 1962 e 1963 e, ainda, 3º lugar em 1958, 1960, 1961, 1965 e 1966. Fato curioso desta reportagem, é que mesmo após quatro décadas ainda estamos no velho dilema “meninos x meninas” nos tabuleiros!

Aproveito o ensejo para convidar as enxadristas do Rio de Janeiro (e as quem estiverem a passeio na cidade maravilhosa) para a palestra: XADREZ FEMININO, LIÇÕES ELEMENTARES PARA UM MELHOR DESEMPENHO NOS TABULEIROS a ser realizada no dia 17 de agosto. As inscrições são gratuitas. Clique AQUI para maiores informações.

ImagemImagemImagem

Anúncios

Obrigada por comentar ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s