As princesas no Reino dos Generais

O Shogui (xadrez japonês), também chamado de Jogo dos Generais, tem a mesma origem do xadrez ocidental com algumas semelhanças nas regras, tais como: o objetivo que é o xeque mate, algumas peças são as mesmas (Rei, Torre, Bispo, Cavalo e Peão) com movimentos iguais ou semelhantes.
No Shogui temos os Generais de Ouro e Prata, além da Lança que não tem no xadrez ocidental. O tabuleiro é 9×9 casas, de uma só cor e a  grande diferença dos dois jogos é que no shogui, as peças reciclam, ou seja, as peças capturadas podem ser recolocadas no jogo pelo jogador que fez as capturas, tornando o jogo mais dinâmico e agressivo, pois a parte tática é muito explorada, inexistindo a teoria de finais.

Imagem
Existe ainda uma versão simplificada chamada de Shogui de Animais, também chamada de “Caça ao Leão”, muito jogada pelas crianças.
Imagem

Atualmente a modalidade vem sendo incentivada agregando-se às aulas de xadrez ministradas por mim e pelo meu esposo James Man de Toledo (Mestre Internacional de Xadrez) em diferentes instituições.
Imagem
Recentemente, dia 23 de junho de 2013, foi realizado o Campeonato de Shogui do ABC em Ribeirão Pires, onde tivemos em disputa 5 categorias adulto e 4 da Juventude (8 anos a 18 anos).

Imagem

A participação feminina na modalidade aqui no Brasil praticamente não existia. Porém com a prática das novas gerações, a participação feminina passa a ser significativa, por exemplo: vencendo 2 das 4 categorias absoluto de menores, sub 8 e sub 12 neste Campeonato do ABC.

ImagemImagem

 

1043981_203414386479906_1601612767_n

por Juliana Kamada, enxadrista e co-autora do livro Xadrez para Todos

Anúncios

Obrigada por comentar ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s